OU ISTO OU AQUILO
Ou se tem chuva e não
se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é o melhor: se é isto ou aquilo.
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é o melhor: se é isto ou aquilo.
Cecília Meireles
Ø Ler
silenciosamente o poema;
Ø Ler
o poema em grupo (meninos leem o primeiro dístico, meninas o segundo, até ao
fim;
Ø Recomeçar
a leitura pelas meninas até terminarem a mesma.
Ø Memorizar
o poema lendo o mesmo de formas diversas: devagar, depressa, com voz grave, com
voz aguda… (olhando sempre para o poema);
Ø Declamar
o poema sem olhar para a folha (jogo do salta fora – quem se enganar sai do
jogo e perde 2 pontos); ganha quem não se enganar.
Ø Sublinhar
as palavras que rimam;
Ø Reescrever
o poema substituindo as palavras sublinhadas por outras que rimem. Outro poema
vai surgir: o teu!
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