terça-feira, 1 de março de 2016

Biografia de Bernardete Costa




Aqui estão algumas pesquisas realizadas pelos alunos sobre esta autora:



Bernardete Costa nasceu em Esposende, em 1949, tendo sido registada em Barcelos, onde residiu grande parte da sua vida. Em 1975, iniciou a carreira como docente no então ensino primário. Em 1984, muda-se para Vila Nova de Famalicão, onde se estreia na escrita jornalística e literária.

O seu gosto pela escrita levou-a a publicar algumas obras literárias. Assim, em 2000, editou o primeiro livro de poemas “A Guardadora de Ausências”, com prefácio de Urbano Tavares Rodrigues. A boa receção da obra por parte da crítica, entusiasmou-a a continuar a escrever, especialmente poesia. Em 2001, publicou o segundo livro, “Lugares do Tempo” (prémio literário da Câmara Municipal de Barcelos), em 2002, “Insubmissão dos Afectos” e, em 2004, “Cerejas aos Molhos”, poesia dedicada à infância, todos com a chancela da extinta Campo das Letras. Igualmente dedicado à infância, publicou, em 2009, o livro de contos “O Doce Canto da Sereia e Outras Histórias”. Publica depois pela mão da “Atelier de letras” o livro de Poemas para a juventude “Transpiração”, com a apresentação do jovem escritor, Valter Hugo mãe. De novo para a infância, pela editora "Atelier de letras", publica em, 2012, "A casa sol e o telhado poema".
Em 2013, agora pela mão da jovem editora Blossom Birds, apresenta novamente poesia em "Cânticos de Sedução"
Publica agora, de novo pela Atelier de letras, o livro de poesia infanto/juvenil “A luz dos animais e das coisas”.
Além destas obras, tem artigos dispersos em antologias várias e publica textos inéditos no seu blog:    http://bernardetecosta.blogs.sapo.pt/

Bernardete Costa retornou às origens e vive, atualmente, na avenida virada ao rio Cávado, em Esposende

                                                                                  Martim 


Bernardete Costa nasceu em Esposende, onde nasceram seus dois irmãos mais velhos, tendo, no entanto, por afazeres profissionais de seu pai, sido registada em Barcelos onde residiu durante 33 anos.

Retornou às origens e reside em Esposende onde busca muita da sua inspiração poética.



                                                               Pedro Rafael

Sem comentários:

Enviar um comentário