terça-feira, 5 de janeiro de 2016

«Os três reis do Oriente», Sophia de Mello Breyner Andresen

 Na véspera de Reis a obra a ser trabalhada em contexto sala de aula será o Conto retirado d´«As Mais Belas Histórias Portuguesas de Natal» - «Os três reis do Oriente», Sophia de Mello Breyner Andresen.


Resumo:
           Gaspar
      Naquele tempo havia um príncipe que instaurou o culto ao bezerro de ouro. De todas as terras vinham pessoas prestar  adoração e trazer presentes ao bezerro.Gaspar era um homem rico que prestava adoração a um outro  Deus, por isso foi considerado inimigo do  rei . Gaspar ficou sozinho, sem amigos, sem família,foi roubado e saqueado . Certa noite, viu no céu do Oriente uma estrela diferente de todas as outras.  Abandonou tudo e seguiu-a .

Melchior 

Melchior era também um rei .Tinha em sua casa uma placa de argila muito antiga. A sua mensagem era difícil de  ler .Convocou três assembleias de sábios: Historiadores, Letrados e Homens Sábios para interpretarem a placa. Todos tiveram leituras diferentes. Melchior acreditava que a mensagem era  a vinda de um redentor e de uma estrela que os guiaria para o Oriente à sua procura Certa noite,  olhando o céu , viu a oriente, uma nova estrela. Deixou o palácio e seguiu-a .

           Baltazar
Baltazar era um rei com pele cor de ébano . Adorava festas cheias de alegria. Certo dia, viu do seu terraço um mendigo  e chamou-o, para lhe dar de comer e vesti-lo com roupas novas . Este teve medo e fugiu . O rei mandou procurá-lo , mas não o encontraram.Baltazar resolveu ir ele mesmo à procura.  Foi aos bairros pobres, mas só viu tristeza e sofrimento . De regresso ao palácio ordenou que distribuíssem os seus bens pelo povo . Os seus ministros não estavam de acordo .  Certa noite, Baltazar olhando o céu , viu a Oriente,  uma estrela. Deixou o palácio e seguiu-a. .

Sem comentários:

Enviar um comentário